Pápeis Sociais e Estereótipos de Género
Estereótipos de Género – são as representações generalizadas e socialmente valorizadas acerca do que os homens e as mulheres devem fazer (por exemplo, "o homem é mais prático, a mulher é mais carinhosa"; ou" homem = produção e mulher = reprodução").
Papéis sociais de género são comportamentos aprendidos numa determinada sociedade, que fazem com que os seus membros percepcionem certas actividades como pertencentes a homens ou a mulheres, valorizando-os de forma diferente.
Antigamente...
Para a maioria das famílias, descobrir logo o género do bebé é crucial, já que todos precisam de saber qual é a cor dos brinquedos e das roupas que serão compradas: rosa ou azul? Quase imediatamente depois de nascer, uma criança é vestida com a sua roupa de menino ou menina (uma blusa azul ou uma camisa rosa, respectivamente) para que não haja confusão.
Se é uma menina, têm de se pintar o quarto de rosa e comprar cortinas cor-de-rosa. Rosa é uma cor inerentemente feminina e que nos faz pensar em flores e aromas doces e delicadeza, enquanto azul é… futebol, desporto, etc.

Atualmente...
Praticamente todas as questões de géneros foram resolvidas por volta de 1910, quando foi decidido que nós designaríamos cores para cada “equipa”: azul era para as meninas e rosa era para os meninos. Um editorial de 1918 do Earnshow’s Infants’ Department declarou que rosa era “uma cor mais decidida e forte… Mais adequada para o garoto; enquanto azul, que é mais delicado e gracioso, é mais bonito para a menina”. Faz sentido: rosa é a cor de um suculento e masculino filé cru, ou do sangue dos seus inimigos espalhado num uniforme branco.
Mas as coisas começaram a mudar em 1927, quando houve uma discordância sobre qual género deveria ter qual cor: a revista Time até publicou uma tabela a mostrar quais as lojas que estavam defendendo cada opção. Apenas nos anos 40 as cores foram trocadas e os publicitários decidiram deixar o rosa para as meninas.
Porém, hoje em dia, esses problemas e diferenças relativamente à cor das roupas é praticamente inexistente.

