Os estereótipos de género na publicidade
1.1- Discriminação por género na publicidade
Neste contexto, esta população considera que a mulher é mais discriminada do que o homem na publicidade.
As mulheres considerarem que são mais discriminadas do que os homens.
Estes jovens consideram ainda que o corpo da mulher é mais explorado na publicidade e que é mais utilizado como um objecto.
Todas as investigações confirmam esta tendência de as mulheres serem mais discriminadas, embora o homem comece a ser mais utilizado na publicidade como um objecto sexual, como, por exemplo, e campanhas a cosméticos, ou noutras dirigidas a um público-alvo feminino.
A mulher na publicidade é muito mais utilizada do que o homem em situações de sedução, o que confirma de certo modo estas percepções.
1.2- Os estereótipos de género na publicidade
Como sabemos, a sociedade desenvolve um conjunto de estereótipos por género que são reproduzidos na publicidade.
Esta população quando inquirida sobre algumas dimensões destes estereótipos, revelou que percepcionam a mulher na publicidade associada às emoções, com gestos de ternura a mostrar felicidade e ligada à família e às crianças. Em relação aos homens a sua percepção centra-se mais em cenas em que ele aparece a realçar as dimensões do poder do produto, associado a situações sociais nomeadamente a festas e convívios e em situações simbólicas associados ao status.
A mulher também é percepcionada na publicidade como estando associada a promoções, a mostrar tendência e quando se quer conferir confiança a um produto. Estes resultados mostram que as mulheres e homens desempenham papéis diferentes na publicidade na mente destes jovens.
A mulher nas dimensões afectivas associadas à família e o homem no social fora de casa, o que confirma a lógica que tem sido encontrada na publicidade.